Astecas

 Astecas.


 Para muitas pessoas Sexta Feira 13 é sinônimo de agouro, de mal pressagio. Porem, creio que ninguém mais que os Asteca, para acreditar nessa maldição. Isso pode ser comprovado, quando se observa a historia desse povo.
Os Astecas eram extremamente organizados. Para se ter uma idéia a maior cidade do mundo do século 16 não era Veneza nem Paris, mas Tenochtitlán, no atual México. A capital do império asteca, fundada em 1325, era habitada por 300 mil habitantes em 1519, quando os espanhóis chegaram.
 O conhecimento asteca não foi páreo para o aço, a pólvora e a ganância dos espanhóis que, em menos de três anos, transformaram Tenochtitlán em ruínas, construindo sobre ela a atual Cidade do México.
Os Asteca foram derrotados, quando, em uma Sexta-Feira Santa de 1519 deram abrigo para os espanhóis. Hernán Cortez chegou com mais 600 homens na costa do México. Montezuma II os recebeu e os hospedou em seu palácio. Um ano depois, o rei foi morto por aqueles que acolheu.
Grande parte do que se sabe sobre os Astecas – desde a majestosa arquitetura até o avançado sistema de agricultura – veio das cartas dos conquistadores espanhóis, liderados por Hernán Cortez.  Bernál Diaz de Castillo, um dos soldados de Cortez, conta que as localidades próximas se ligavam a ela por estradas retilíneas, e tudo era abastecido por um sistema de água potável que vinha de aquedutos nas montanhas. Tudo isso, além dos templos aos 18 deuses astecas, havia sido reconstruído por volta de 1500, quando Tenochtitlán foi devastada por uma inundação. Ou seja: quando chegaram os espanhóis, encontraram uma cidade novinha em folha.
Depois de mais de dois meses de cerco, a cidade de Tenochtitlán, capital asteca, é definitivamente dominada pelas tropas espanholas e indígenas comandadas pelo conquistador Hernán Cortés. O rei Cuauhtémoc é capturado – ele foi o 11º e último imperador daquele povo e seria morto pelos espanhóis em fevereiro do ano seguinte. Em conseqüência dos fatos desse dia, o México é conquistado definitivamente pela coroa da Espanha e o Império Asteca chega ao fim.