livro descarta apocalipse em 21 de dezembro de 2012

13 Outubro 2009

Contrariando os maias, livro descarta apocalipse em 21 de dezembro de 2012

Omundo não vai acabar no dia 21 de dezembro de 2012, aposta o livro "2012: A Era de Ouro". A data do apocalipse é atribuída ao calendário dos maias, povo pré-colombiano que habitava a região sul do México. O tema é um dos filões de Hollywood. No próximo dia 13 de novembro, chega aos cinemas brasileiros o filme-catástrofe "2012", que explora o medo do fim dos tempos com direito a cenas de desastres naturais, como vulcões e furacões, em tempos de tsunamis e mudanças climáticas bruscas com o aquecimento global. Até o Cristo Redentor é destruído na produção estrelada por John Cusack, Thandie Newton e Woody Harrelson.

Com a proximidade da estreia, representantes da cultura maia estão cansados de dar entrevistas negando que o planeta sucumbirá em 2012. Nesta segunda-feira (12), a agência de notícias Associated Press ouviu um xamã maia, o guatemalteco Apolinario Chile Pixtun, que negou a interpretação dada pelo filme. Ele culpa o Ocidente pelo boato.

O livro "2012: A Era de Ouro" aponta para um cenário oposto ao disseminado pelos adeptos das teorias apocalípticas na internet. Os autores Carlos Torres e Sueli Zanquim mostram que, a partir desse ano, a Terra viverá um período de exuberância e prosperidade, fruto da chamada Nova Era, a Era de Aquário. A obra se baseia no zodíaco egípcio de Dendera.

Mas as apostas sobre a data do extermínio da humanidade não são alimentadas apenas por adeptos da astrologia nem do misticismo. Em Juazeiro do Norte (CE), o grupo Borboletas Azuis, ligado ao culto de padre Cícero, chegou a armazenar arroz e feijão para se prevenir do apocalipse que seus seguidores esperavam para a virada do ano 1999 para o 2000. O mundo não acabou.

"2012: A Era de Ouro"


Fonte: Folha OnLine