Qual a origem do homem? Você já parou pra pensar nessa pergunta alguma vez (lógico que já!)? Com certeza nos perguntamos isso todos os dias, mesmo que inconscientemente. Evoluímos do macaco? Ou fomos criados por uma força maior (no estilo Adão e Eva)? Ou, ainda, somos uma espécie vinda de outro lugar no espaço enviada para cá para a colonização do Planeta Terra? Existem várias teorias, cada um pensa do jeito que quiser! Não é nosso papel questionar as crenças de ninguém. Na ciência atual, a teoria mais aceita (não quer dizer que é a correta e muito menos a errada), é a de que o homem é de origem africana, espalhando-se pelo mundo na ordem de Europa / Ásia, Oceania e Américas (através do Estreito de Bering e / ou de navegações vindas da Oceania). Falando um pouco mais de nossos hominídeos anteriores, uma descoberta recente foi feita no Kenya, que constata que o hominídeo Homo habilis viveu no mesmo período que o Homo erectus, mudando a concepção de que a primeira espécie de hominídeos citada tenha evoluído para a segunda. Essa descoberta reacendeu a discussão sobre a origem e a evolução para a nossa espécie atual.
“A co-existência torna impossível de que o Homo erectus tenha evoluído do Homo habilis” – disse o professor Meave Leakey, paleontólogo e co-diretor do Projeto de Pesquisa Koobi, que ainda completou – “O fato de que eles ficaram separados, vivendo como espécies individuais sugere que cada um teve seu nicho ecológico próprio, não estabelecendo uma competição direta”.
Enfim, acho que não devemos afirmar nenhuma verdade absoluta sobre a origem do homem. Acredito que ainda serão descobertos muitos fósseis enterrados ou congelados em lugares inimagináveis, como por exemplo, na Amazônia. Isso se ainda estivermos vivos.
fonte:
http://www.doismiledoze.com/