Hercólubus, Nibiru, ou simplesmente Planeta X

DOMINGO, 10 DE OUTUBRO DE 2010

Muito se tem especulado acerca da possibilidade da existência de um corpo celeste ainda pertencente a este sistema solar, mas que se encontraria ou encontrará mais para além dePlutão. A este corpo celeste deram-se vários nomes, como sendo Planeta X na gíria mais científica, ou Hercólubus, nome adoptado por alguns grupos Gnósticos ou New Age ou até mesmo Nibiru, um termo acadiano que se julgava referir-se ao planeta Jupiter, e que mais tarde por meio do autor Zecharia Sitchin, foi associado a um planeta lento, que na sua órbita ao redor do Sol, a cada 3600 anos, passa junto ao Cinturão de Asteróides.

Mas vamos por partes, na abordagem a esta questão.

A formulação da hipótese do Planeta X

No Século XIX, alguns astrónomos  propuseram que irregularidades observadas na órbita de Neptuno e de outros gigantes gasosos pudessem ser causadas por um planeta hipotético. Isto foi motivado pela descoberta do próprio Neptuno, cuja órbita e massa foram previstas com base nas observações das perturbações orbitais deUrano. A este hipotético planeta deu-se o nome de Planeta X, sendo que neste caso, X é a letra x (incógnita, em matemática) e não o número romano 10, apesar do numero até coincidir, visto que oPlaneta X se trata ou trataria, efectivamente do 10º planeta.

No entanto na altura em que foi avançado este nome para designar este suposto planeta, Plutão ainda não era conhecido, e foi precisamente a busca pelo Planeta X que provocou a descoberta dePlutão, em 1930Plutão, porém, não foi considerado o Planeta Xporque sua massa não era suficiente para explicar as irregularidades então registadas na órbita de Neptuno.

Assim, com o passar do tempo, vários corpos celeste conhecidos como plutóides ou planetas anões foram descobertos, inclusive Érisque até tem uma massa superior à de Plutão, e já foi então designado informalmente como 10º planeta.

Para a maioria dos astrônomos, a hipótese do Planeta X foi cabalmente rejeitada quando as missões das sondas Voyager ePioneer permitiram recalcular as massas dos gigantes gasosos e não detectaram nenhuma forte atracção gravitacional imprevista além da órbita de Neptuno.

O Planeta Hercólubus (como surgiu a teoria?)

O planeta Hercólubus é muito conhecido entre os ocultistas, gnósticos e demais grupos esotéricos. Ao que se sabe, Hercólubus do ponto de vista astronómico, não existe. Nem existe também o sistema solar do qual se diz que ele é originário: Tilo. Os dados sobre ele são obtidos a través dos ensinamentos dos mestres, um dos quais é Berrnard, que teria sido supostamente um astrónomo atlante. Segundo os astrónomos actuais, contudo, Hercólobus é um tema místico ou de ficção científica, já que um planeta seis vezes maior que Júpiter teria um diâmetro de aproximadamente 500 mil quilômetros, sendo pouca coisa menor em tamanho que a metade doSol. Um planeta tão descomunal seria visível até com o mais simples dos telescópios, mas nada semelhante foi visto nem pelos mais sofisticados observatórios.

Vários escritos dizem que Hercólobus foi avistado por observadores durante viagens astrais conscientes e a cosmologia suméria refere-se a um astro de proporções semelhantes, denominado Marduk que teria trazido do céu os deuses que criaram a civilização humana.

Hercólubus ganhou, contemporaneamente, alguma notoriedade comSamel Aun Weor, que alimentou o movimento gnóstico, na década de1950, tendo sido o autor de cerca de 70 livros e que foi o fundador do actual Centro de Estudos dos Auto-Conhecimento. Ele costumava dizer que os seus livros eram baseados em experiências que eram obtidas por viagens ao "Mundo Astral".

Nibiru

Nibiru (também traduzido comoNeberu ou Nebiru) é um termo em acadiano que significa "cruzamento" ou "ponto de transição", geralmente relacionado a rios. Na astronomia babilónica Nibiru(grafado em escrita cuneiforme como Dné-bé-ru ou Ni-bu-rum) é um termo do ponto mais alto da eclíptica, ou seja, o ponto do solstício de verão e sua constelação relacionada. O estabelecimento do ponto do Nibiru é descrito na tábua V do épico Enuma Elish e associado ao Deus Marduk (o protector da cidade da Babilónia), e que geralmente se acredita tratar-se do planeta Júpiter.

Nibiru é também o nome de um hipotético planeta proposto porZecharia Sitchin, baseando-se na ideia de que as civilizações antigas tinham feito contactos com extraterrestres, uma hipótese considerada inverosímil por cientistas e historiadores. SegundoZecharia Sitchin, este povo conhecia todos os planetas do sistema solar, inclusive Nibiru, um planeta lento que, a cada 3600 anos, passa junto ao Cinturão de Asteróides. Segundo os sumérios, na formação do sistema solar há 6 biliões de anos, Nibiru foi atraído pelo Sol rumando em direcção ao centro e chocou-se com outro planeta já alinhado chamado Tiamat, que partiu-se ao meio dando origem à Terra e ao Cinturão de Asteróides, evento que ficou conhecido como Batalha Celeste.



Assim, com a junção de todas estas teorias, e de muitos outros dados que remontam às antigas civilizações e às suas histórias de qual foi a origem da humanidade, da civilização e doPlaneta Terra, actualmente foram formuladas inúmeras teorias e hipóteses, apontando quase todas no entanto para um desfecho básico comum.

NibiruHercólubus ou Planeta X, este Planeta ou Estrela Anã Castanha como já foi classificada por muitos como justificação para a dificuldade dos astrónomos em detecta-la, por reflectir muito pouca luz é tida como tendo uma órbita parecida à de um cometa, aproximando-se do Sol com uma frequência muito alargada, tendo em conta os parâmetros humanos, e sempre que o faz, a sua passagem pelas proximidades da terra, dadas as suas dimensões, causa alterações catastróficas no nosso planeta.

É por isso, dada como causa para a catástrofe que arruinou por completo a civilização atlante há cerca de 12 mil anos, e quiçá também a lemúre há muito mais tempo. Diz-se que será igualmente responsável pela destruição da actual, num evento que é cíclico.

2012

É assim que esta teoria é associada a 2012, prevendo-se a chegada deste corpo celeste na data prevista pelos maias como sendo o fim do calendário: 21 de Dezembro de 2012, com as consequências que daí poderão advir.